Iniciativas Temáticas

As iniciativas temáticas abrangem temas de pesquisa desenvolvidos no âmbito da Rede Hydropoll para a consecução de seus objetivos e cumprimento de sua missão

PharmaPoll

Visa a predição e priorização de fármacos para monitoramento no ambiente, contemplando a determinação de suas rotas de inserção, o desenvolvimento de métodos analíticos e de remediação para remoção dos mesmos de água e efluentes, propondo estratégias e políticas públicas para sua minimização.

AquaPlastic

Visa compreender a extensão da poluição por plásticos nos ambientes aquáticos através do diagnóstico, monitoramento e controle da contaminação, além da identificação de poluentes associados, contemplando a determinação de suas fontes, rotas e destinos e propondo estratégias e políticas públicas para sua minimização.

EmergingPoll

Visa a predição e priorização de poluentes emergentes para monitoramento nos ambientes aquáticos, contemplando a determinação de suas rotas de inserção, o desenvolvimento de métodos analíticos e de remediação para remoção dos mesmos de água e efluentes, propondo estratégias e políticas públicas para sua minimização.

CleanPoll

Visa a predição e priorização de produtos de limpeza para monitoramento nos ambientes aquáticos, contemplando a determinação de suas rotas de inserção, o desenvolvimento de métodos analíticos e de remediação para remoção da água e dos efluentes, propondo estratégias e políticas públicas para sua minimização.

CarePoll

Visa a predição e priorização de produtos de higiene pessoal e cosméticos para monitoramento nos ambientes aquáticos, contemplando a determinação de suas rotas de inserção, o desenvolvimento de métodos analíticos e de remediação para remoção dos mesmos de água e efluentes, propondo estratégias e políticas públicas para sua minimização.

AgroPoll

Visa a predição e priorização de produtos empregados na produção agrícola para monitoramento nos ambientes aquáticos, contemplando a determinação de suas rotas de inserção, o desenvolvimento de métodos analíticos e de remediação para remoção dos mesmos de água e efluentes, propondo estratégias e políticas públicas para sua minimização.

DataPoll

Visa desenvolver modelagens, análise de dados de monitoramento ambiental e ainda estabelecer relações e elucidação de cenários complexos envolvendo recursos hídricos. Para tanto, considera-se o uso de modelos/estudos de cenário de impacto do uso do solo na qualidade da água de abastecimento público.

ChemPoll

Visa a predição e priorização de poluentes químicos em geral para monitoramento nos ambientes aquáticos, contemplando a determinação de suas rotas de inserção, o desenvolvimento de métodos analíticos e de remediação para remoção dos mesmos de água e efluentes, propondo estratégias e políticas públicas para sua minimização.

BiotaPoll

Visa avaliar os efeitos da poluição sobre a biota em ambientes aquáticos, através de estudos integrados de contaminação, ecotoxicologia e ecologia, com o intuito de produzir conhecimento para subsidiar a gestão de ambientes aquáticos.

EnvironMicrobioPoll

Tem como objetivo o monitoramento de bioindicadores de qualidade e de patógenos em águas e em compartimentos ambientais relacionados.

AntiMicroResistance

Visa desenvolver estudos na área de resistência a antimicrobianos em águas (superficiais, subterrâneas, residuárias e costeiras) buscando identificar marcadores de resistência no ambiente.


PublicPoll

Visa desenvolver e propor políticas públicas para a monitoramento, remediação, conservação dos recursos hídricos em relação à poluição ambiental, contribuindo na garantia da segurança hídrica, saneamento e saúde ambiental e saúde pública.